top of page

5 dicas para deixar sua escrita fluir

Atualizado: 6 de set. de 2022

Não é preciso ser escritor para entender a necessidade de uma boa escrita. Por isso, separei algumas dicas que aprendi ao longo dessas minhas aventuras no mundo das palavras para quem quer produzir mais e melhor.

Fonte: Unsplash



Escrever um bom texto é algo que assusta muita gente, e até mesmo para escritores profissionais, escrever um texto de um gênero diferente do habitual pode ser um desafio e tanto, mas existem maneiras de contornar o pavor de ver uma página em branco, e fazer com que sua escrita flua de uma maneira mais natural, independente do gênero.


Dica nº 1 - Comece pelo começo - Ou não


Vamos ser sinceros, o começo é realmente a parte mais complicada de qualquer texto, aquela página em branco ameaçadora, milhões de frases escritas e apagadas, são milhares de ideias na cabeça mas por onde eu começo?

O truque está em justamente não começar. Você não precisa seguir a ordem cronológica da sua história, ou escrever uma estrofe do começo ao fim. Escreva aquilo que vem à mente, espalhe todas as peças do quebra-cabeça na mesa e depois trate de juntá-las. Dessa forma, você contorna toda aquela ansiedade de começar a escrever.


Dica nº 2 - Descomplique suas ideias


Eu sei que quando estamos empolgados com algum assunto, a tendência é que a gente queira falar, falar e falar sem parar sobre o assunto, acredite, eu sou assim também, e no processo inicial da escrita é realmente muito legal deixar seus dedos trabalharem mais rápido que a cabeça de vez em quando, mas não esqueça de puxar o freio de vez em quando e tentar refletir se a mensagem que você quer passar está clara para o público em geral.

Normalmente, eu gosto de me imaginar lendo para uma criança ou tentando explicar o conteúdo do texto para ela, isso me ajuda a simplificar as ideias que passam pela minha cabeça e encontrar formas mais eficazes de dizer o que eu quero.


Dica nº 3 - Se muna de referências


Isso já é clichê, mas vale muito a pena ser repetido. Todo escritor começa como leitor, mas isso não quer dizer que a gente pode se dar ao luxo de parar de ser, por isso, sempre procure ler não só escritores com características que te agradam, leia gêneros diversos, assista filmes, escute música, e reflita sobre quais são os elementos que você gosta e pode incorporar.

Não tenha medo de "copiar" alguma característica que te chamou atenção, todo artista começa copiando suas referências, e se engana quem acha que isso é diferente na escrita, por isso, não tenha medo de se apropriar de elementos da escrita de terceiros e dar seu próprio toque para eles.


Dica nº 4 - Experimente!


Não limite a sua escrita à um gênero ou característica específica, deixe sua mente fluir, se desafie a escrever em diversos gêneros textuais. Você pode fazer coisas simples, como manter um diário, anotar receitas, pequenas frases, textos curtos, e se não se sentir no clima para começar algo totalmente original, aqui vai uma ideia de desafio: Reescreva algo que você produziu em um gênero totalmente diferente, por exemplo, transforme sua poesia em uma crônica, seu conto em uma fotografia, ou um trecho de sua história em uma peça de teatro. Assim, você coloca sua arte sob uma nova perspectiva e abre espaço para novas ideias.


Dica nº 5 - Tire o peso dos ombros


Algo que sempre me causava bloqueios criativos na hora de escrever era a pressão que eu colocava na minha própria escrita, a necessidade de produzir uma obra-prima toda vez que eu pegava a caneta, ou de escrever até a exaustão. Mas isso está longe de ser o ideal.

É sim muito importante para alguém que tem o objetivo de se tornar um escritor cultivar o hábito de escrever um pouco todo dia, mas isso não quer dizer que tudo o que você escreve precisa estar no nível de uma publicação editorial, finalizado, perfeito. Você tem a total liberdade de deixar pontas soltas e ideias inacabadas para voltar e finalizar depois se sentir que não consegue no momento.

O importante é manter sua mente criativa, dessa forma, você encara a escrita como uma necessidade pessoal, um hábito que sua mente precisa manter, e tira dos ombros a pressão de escrever algo grandioso todo dia.


"Não se pode escrever nada com indiferença." - Simone de Beauvoir

Acima de tudo, tenha sempre orgulho da sua escrita, e escreva sobre aquilo que te faz sentir algo.


Deixe seu comentário me dizendo se as dicas foram úteis pra você, e comente aquilo que faz sua escrita fluir melhor!






bottom of page