Você é um escritor jardineiro ou escritor arquiteto? - Entenda quais são os tipos de escritores e descubra qual deles você é

Fonte: Unsplash
Essa história de escritor jardineiro e escritor arquiteto surgiu depois de uma fala de George R. R. Martin. Ao ser perguntado em uma entrevista como ele desenvolvia sua histórias, o autor de grandes sucessos como "Game of Thrones" e "As Crônicas de Gelo e fogo" deu uma resposta curiosa:
“Eu penso que existem dois tipos de escritores, os arquitetos e os jardineiros. Os arquitetos planejam tudo antes do tempo, como um arquiteto constrói uma casa. Eles sabem quantos aposentos a casa terá, que tipo de telhado terá, onde os fios estarão passando, que tipo de encanamento terá… Eles têm a coisa toda projetada e desenhada antes mesmo de pregarem a primeira tábua. Já os jardineiros cavam um buraco, jogam uma semente e regam. Eles meio que sabem que tipo de semente é; eles sabem se plantaram uma semente de fantasia ou uma semente de mistério ou o que quer que seja. Mas conforme eles regam e a planta cresce, eles não sabem quantos ramos ela terá, eles descobrem isso conforme ela cresce. Eu sou muito mais um jardineiro do que um arquiteto.” - George R. R. Martin
Dessa forma, O escritor arquiteto é aquele que segue um modelo de escrita mais organizado e racional, com bastante consciência de cada etapa da sua história e um planejamento claro de como chegar até lá.
Já o escritor jardineiro possui uma escrita mais intuitiva e espontânea, se jogando no processo com um espírito desbravador, descobrindo o rumo da sua história aos poucos, à medida em que os fatos vão se desenrolando.
Não existe um jeito melhor ou pior de escrever, ambos tem seus pontos fortes. Um escritor arquiteto tem mais facilidade em "atar os nós" da sua história, porém, pode acabar deixando pouco espaço para a espontaneidade, criando narrativas pouco inovadoras. Já o escritor jardineiro traz mais sentimento e criatividade para suas produções, porém, pessoas desse perfil tem uma tendência maior de se perderem entre as ideias mal organizadas e abandonarem seus projetos.
Por isso, o melhor caminho é sempre reconhecer as potencialidades dos dois tipos de perfil e tentar encaixar o seu processo de escrita em algum lugar entre os dois, deixando espaço para uma escrita fluida e criativa, porém, considerando também que a mente precisa de uma certa organização para produzir mais.
Em qual perfil você se encaixa mais?
Deixe nos comentários
.