top of page

Não escreva de forma genérica

Celebre sua excentricidade e use-a como potencial para tornar sua escrita única e manter o engajamento de seus leitores.

Fonte: Unsplash


A melhor forma de não só capturar sua audiência, mas mantê-la por perto, é usando aquilo que há de mais único, excêntrico e criativo em você. Claro, é importante sim, pelo menos na escrita publicitária, estar atento à tendências e aquilo que está sendo falado no momento, mas se prender a isso vai fazer com que sua escrita se perca em um mar de milhares de conteúdos genéricos.


Claro, não há nada de errado em procurar referências, "imitar" figuras que te inspiram, mas procure sempre ir além, dar o seu toque ao conteúdo que te inspira, afinal, pense um pouco nos escritores que você acompanha, aposto que todos eles, ou pelo menos a grande maioria, tem posicionamentos, opiniões e estilos bem claros para o público, não é mesmo?


"As pessoas podem dizer-lhe para manter a boca fechada, mas não podem impedi-lo de ter a sua própria opinião." - Anne Frank

Essa busca por uma escrita genérica demais só vai te levar para um caminho de frustações e bloqueios criativos. O publico quer ouvir suas ideias, opiniões, devaneios e curiosidades, então dê isso à ele.


Mas como formar uma opinião? Bem, a pesquisa deve ser contínua, busque conteúdo de diversas fontes, se desafie a ouvir até mesmo pessoas de fora da "sua bolha", isso só trará mais riqueza ao seu texto.


E quando você achar que formou sua opinião, dê uma descansada, deixe seu texto respirar, dê uma caminhada, tome um banho, e volte para ele com a mente mais clara, você verá como sua perspectiva pode mudar drasticamente em uma questão de horas.


E isso não quer dizer que você deve ter opiniões concretas e jamais permitir-se mudar de opinião, na verdade, em um mundo tão digital, onde estamos acostumados à esses posicionamentos super estratégicos, a coragem de mudar de ideia é algo que traz um ar de humanidade para todo esse mar de conteúdo.




Que escritor que você conhece é cheio de opiniões?


bottom of page