top of page

Minha escrita sempre foi amor, mas nunca deixou de ser política

Atualizado: 31 de out. de 2022

Isso é um desabafo não só sobre política, mas também sobre a capacidade dela de alterar a visão que eu tenho daqueles que amo.

Fonte: Unsplash


Pode ser meio chocante pra você que me conhece e discorda de mim politicamente, mas você também tem culpa na minha opinião política.


Eu aprendi com você, escutei você, agora te peço que escute meu lado da narrativa.


Você me viu entrar pra Universidade, mas talvez não ficou sabendo que muitos dos programas que sempre sonhei em fazer foram extintos por conta do sucateamento da educação.


Você me viu quase perder minha vida, e sabe que eu teria ficado quase duas horas no asfalto, se não fosse pelo SUS. Então para mim, e para muitos como eu, defender a privatização de um sistema de saúde que é reconhecido como um dos melhores do mundo, é desejar que eu não tivesse tido essa chance de viver.


Talvez você tenha fingido que não viu quando eu e meus amigos tivemos que deixar de frequentar lugares que tinham bandeiras verde-amarelas, por medo dos ataques violentos às minorias. Tivemos que cuidar o que vestíamos, o que falávamos, por medo.


E você com certeza viu a demora na vacinação, as piadas. Falavam com deboche do “fique em casa, a economia a gente vê depois”, mas nesse embate, não cuidamos nem das vidas, perdendo 687 mil, nem da economia, porque além de tudo, você não pode fingir que não tá vendo o seu carrinho de compras do mês cada vez mais vazio.


Mas eu vi muita coisa também, vi pessoas que me ensinaram sobre amor, respeito, empatia e compaixão exporem seus pensamentos mais preconceitusosos e violentos. Eu ainda vejo o bem em vocês, o coração que ainda é vermelho, e é por vocês também que eu me posiciono desse jeito. Pelas vezes que ouvi de vocês: “Todos os que empunham a espada, pela espada morrerão”.


Eu ouvi uma vez de alguém que se importa comigo: “Cuide dos outros quando estiver subindo, pois você pode reencontrá-los quando cair”.


Eu ouvi, e por isso eu voto em quem eu sei que cuida dos que mais precisam, quem tirou nosso país da fome, quem se preocupou com os mais pobres.


Por isso eu não entendo a decepção de alguns,

Foi assim que vocês me criaram.

Me ensinando sobre amor, respeito, empatia,

Me monstrando que ninguém está sozinho.


Então o que te surpreende?

Se de repente eu uso minha voz pra abraçar meus irmãos,

E espalhar todo o amor que eu sinto por cada um deles,

Independente de quem são.


Esses pensamentos sempre estiveram aqui,

Entre as linhas do meu coração e minha poesia.

Minha escrita sempre foi amor,

Mas nunca deixou de ser política.


Talvez só te tenha faltado interpretação.



bottom of page