Olhar para o nada e deixar a mente ir até onde precisa: é assim que nascem as boas ideias. Será?

Fonte: Unsplash
O artista para, olha para a natureza, deixa a mente viajar, e pronto, a ideia genial vem. Quantas vezes você já se deparou com uma cena como essa em filmes e literatura para representar a busca pela inspiração?
Recentemente, me deparei com uma dessas cenas no filme Bohemian Rhapsody, a biografia da banda Queen. A parte em específico é a que introduz a criação da música que dá título ao filme, uma das mais reconhecidas da banda, em que o cantor e compositor Freddie Mercury acende um cigarro, olha para um vasto campo.. E então a cena corta para a gravação da música.
E realmente, existem momentos em que boas ideias surgem completamente do nada, após um breve momento de reflexão, mas não é assim que acontece na maioria dos casos. Ser artista não é um dom, é um processo que envolve pesquisa, experimentação e construção de cada obra.
Por isso, se você já sentiu vontade de criar arte mas sente dificuldade de se sentir inspirado, entenda que os momentos em que você vai olhar para o nada e as ideias vão surgir por si só são raros. Na maior parte dos momentos, você vai estar lendo, vendo um filme, passeando, e então, algo vai te chamar atenção e te provocar suficientemente para que você queira criar algo à respeito.
E não tem problema usar o trabalho de outros artistas como referência, a própria música que eu citei, Bohemian Rhapsody usa elementos de peças de ópera, por exemplo, evidenciando que existiu sim uma vasta pesquisa por trás da ideia.
Até mesmo esse texto que você está lendo surgiu por conta da provocação de um filme.
Por isso, se você quer criar arte, meu maior conselho é, consuma arte. Não espere que suas ideias serão totalmente originais e revolucionárias. Encontre um lugar de incômodo, provocação, curiosidade naquilo que já existe, e construa suas obras a partir dele.
Me conta nos comentários, o que você encontrou hoje que te provocou a produzir arte?